Cart

Fim da casa própria! Bolsonaro corta 98% da verba do Casa Verde e Amarela

(Por Carlito Neto¹)

Que o presidente Bolsonaro não gosta de pobre não é novidade. Ele seria a representação na vida real do personagem do Chico Anysio, Justo Veríssimo, que dizia que odiava pobre, que quanto mais pobre, mais nojo/ódio ele tinha. Bolsonaro coloca em prática a política do Justo Veríssimo de ódio ao pobre e quanto mais pobre, mais ele tem ódio.

Digo isso porque o presidente Bolsonaro cortou cerca de noventa e oito por cento do dinheiro que era destinado para o programa Minha Casa Minha Vida, o qual ele tem chamado de Casa Verde e Amarela. O programa é o mesmo, na prática ele apenas o renomeou. O valor previsto para o investimento no financiamento dessas moradias era de cerca de R$ 1,5 bilhão. Porém, Bolsonaro, com esse corte de 98%, reduziu esse valor para 27 milhões de reais, aproximadamente.

O pior de tudo isso é que esse valor que ele cortou afeta diretamente a faixa das pessoas que recebem menos e que teriam, em tese, o maior subsídio do governo federal.  As obras que estão garantidas para serem finalizadas são as que têm um padrão mais elevado e um custo maior, ou seja, a casa das pessoas que estão fora do nível 1 e que, em teoria, não precisariam de tanto subsídio do governo.

Quando falo sobre a questão de pobre de direita, não quero dizer que quem é de direita não pode ser pobre ou que pobre não possa ser de direita. Trago essa questão para expor o que um governo de direita ou de extrema direita, como o do Bolsonaro, faz quando chega ao poder.  Ele não governa para você que é pobre porque você é de direita, ele governa para os ricos. E mais uma vez este governo corta dos pobres para manter as obras dos ricos.

Uma consequência disso é que o empresário do mercado financeiro, telecomunicações e construção Rubens Menin está, aparentemente, se distanciando do Bolsonaro. Menin já se reuniu com Bolsonaro algumas vezes, bem como com Rodrigo Pacheco e com Arthur Lira e ele estaria insatisfeito com o governo. Essa informação foi dada por interlocutores, que afirmam que Menin estaria descontente por conta dos prejuízos que os segmentos em que ele atua podem ter com a má gestão do presidente Bolsonaro, além da demora em comprar a vacina, motivo da instauração da CPI da covid-19.

Rubens Menin que agora é o único dono da CNN Brasil. Ele era sócio do “sobrinho” do Edir Macedo, o Douglas Tavolaro, que apesar de não ter vínculo sanguíneo é considerado sobrinho do bispo. Menin também é dono da MRV e dono do Banco Inter.

A MRV teve um boom de crescimento por conta dos programas de habitação popular. Se 98% dessa verba é cortada, o governo vai deixar de subsidiar, por exemplo, mais de 20 mil moradias da faixa 1, sendo que o valor chega a ser um pouco maior, salvo engano. Esse corte vai gerar uma redução dos lucros do Rubens Menin, porque a informação é de que as obras em andamento também serão afetadas.

Com isso, as empreiteiras que apoiaram o presidente Bolsonaro e que estavam construindo moradias habitacionais populares serão prejudicadas, pois as obras que serão prejudicadas são do nível da faixa 1 do Minha Casa Minha Vida.

A faixa 1, que tinha um subsídio maior do programa que o governo chama de Casa Verde e Amarela, será a maior desfavorecida. O financiamento que tinha maior subsídio era dessa faixa, que beneficiava pessoas com renda de até cerca de R$ 1800.

O que está acontecendo é que o governo Bolsonaro cortou a sua casa, meu amigo. Você não vai conseguir comprar uma casa neste governo. O governo Temer cortou a sua faculdade, quando criou restrições para o FIES e ProUni. Bolsonaro cortou a sua aposentadoria quando aprovou a reforma da previdência. Ele também cortou o seu sonho de ser concursado em algum órgão público, pois não há previsão de concursos. Ele está tirando a sua comida, pois, vale lembrar, atualmente 125 milhões de brasileiros vivem com insegurança alimentar e 20 milhões estão passando fome. Há ainda a expectativa que até o final de 2021, com a gestão do Presidente da República, mais de 60 milhões de brasileiros entrem na linha da extrema pobreza. Mais recentemente, ele também está tirando os seus sonhos de ter uma casa própria.

O que falta para você começar a cobrar ele? Você estará morando na rua e gritando “mito”?  Você estará dependendo da ajuda de outras pessoas e continuar a defender o Bolsonaro?

O que falta para vocês entenderem que o projeto do Bolsonaro e do Paulo Guedes é enriquecer os mais ricos e empobrecer ainda mais aqueles que já são muito pobres?

É triste. Infelizmente as gerações futuras terão de pelejar para poder ter direito à casa própria.

Vai ser difícil continuar com o discurso de que a culpa é da esquerda, do PT, do Lula e da Dilma ou de um bando de comunistas, entre outros. Coloque a cabeça para funcionar, meu amigo, pare de falar besteira e dedique pelo menos dez minutos do seu dia para pesquisar. Porém não pesquise no WhatsApp, mas em fontes públicas, sérias e confiáveis, que vão servir para agregar no seu conhecimento.

Vale relembrar que houveram outros cortes além deste de 98% no programa Casa Verde e Amarela. Um dia após prometer combater o desmatamento na cúpula do meio ambiente, Bolsonaro cortou boa parte das verbas desta área, por exemplo, entre outros cortes em diversas outras áreas.

Entretanto, a área da habilitação é uma das que já eram muito deficitárias. Quem acompanha o trabalho do MTST e do Guilherme Boulos sabe que vivemos um momento terrível em questão de quantidade de pessoas que estão em situação de rua ou que não tem habitação própria.

 

¹Carlito Neto é natural de Itabuna, Bahia, e vive em Aracaju, Sergipe, desde 2009. Graduado em História, criou e atua no canal “O Historiador“, no Youtube desde 2015, no qual posta vídeos sobre política e História. É especialista em ciência política enquanto cursa Direito. Define-se como socialista democrata e tem se valido das redes sociais, como no livro Falando de Política Sem Politiquês (2020), para disseminar o conhecimento sobre política, direito e igualdade social.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Carregando...
WeCreativez WhatsApp Support
Nossa equipe de suporte ao cliente está aqui para responder às suas perguntas. Pergunte-nos qualquer coisa!
👋 Oi em que posso ajudar?