Cart

Guardador de Datas – Crônica de Fabio Santiago

Quem gosta de guardar datas, carrega consigo o seu inventário de números, não se engane, estes números bailam e acendem as remembranças, são pontes numéricas para um passado presente, o futuro, só aos números pertencem.

Conheço guardadores de palavras aos montes, pessoas que preservam o tempo por acontecimentos, sabores, perfumes, suores, sentimentalidades…

Tenho um amigo que gosta de guardar números, estatísticas, matemáticas, sabe a data, hora exata do gol, até os minutos em que a redonda passeava de pés em pés até estufar a rede.

Quem não ouviu um destes nas ondas do rádio, cravando aproveitamentos e desperdícios da peleja, contando que aos 46 minutos do segundo tempo, no ano de 1997, o jogador vestindo a camisa 11, uniforme número 3, garantia o campeonato nos acréscimos.

Nas porcentagens do basquete, nos alimentam com os acertos e erros do ala-pivô, que em seus arremessos da laranja, converteu apenas 30%. Parece ter piorado bastante a sua média nas últimas 3 temporadas.

Afogado em números, nem lembro do que foi pago no mês passado. Já o nosso guarda datas, é um tira-teima da crônica esportiva, sabe exatamente que no jogo de 1989, faltando 5 segundos, o armador que havia acertado 12/16 arremessos de quadra, no clutch time, garantiu a bola na cesta e levou a franquia aos playoffs.

Em seu inventário, estes dados não moram somente no papel, na página da internet, arquivos de jornais…Certos guardadores escrevem na memória, datas surgem naturalmente.

Ele me diz que no ano de 1973, no dia primeiro de um mês de agosto, as 13:21, surgiu a luz de uma quarta feira uma fenda no hemisfério, era chuva na cidade, na outra fazia sol. Saiu do ventre e berrou 4 vezes consecutivas, até o momento em que acalmou, para logo mais berrar. Assim foi a sua vida, berrada.

Quando olho no relógio, percebo que são 17:43, faltam exatamente 02:57 para o fim do expediente, neste dia 11 do 11 de 2021. O guarda números me avisa que temos 30 por cento de chance de chuva, 86 por cento de umidade e por aí ele segue.

A matemática de cada dia é fermento, captura o tempo.

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Carregando...
WeCreativez WhatsApp Support
Nossa equipe de suporte ao cliente está aqui para responder às suas perguntas. Pergunte-nos qualquer coisa!
👋 Oi em que posso ajudar?