Lançamento | As reflexões subversivas de “Pró-heresia”, de Rogério Felipelli Vaquero

Obra de Rogério Felipelli Vaquero, autor radicado em Brasília, será lançada no último domingo de setembro (24/9), na feira livre do Noroeste (SQNW 110)

Pró-heresia, uma mistura onírica de prosa e poesia, é o novo livro do escritor radicado em Brasília, Rogério Felipelli Vaquero, publicado pela Kotter Editorial, que será lançado no último domingo de setembro (24/9), na feira livre da quadra 110 do Noroeste, integrando a programação do projeto literário Salada de Letras.

Desde as primeiras páginas, Vaquero convida o leitor para reflexões sobre a vida, a morte, as dores, o amor, as virtudes e as imperfeições da existência humana. “E ao final de tudo, quando lhe restarem apenas os últimos instantes de reflexão, quem será maior: você ou o personagem que criou para levar a vida?”, provoca.

A obra também traz uma curiosa dedicatória à terceira cerveja. “À terceira cerveja, você, que me afasta da cotação do dólar e me faz pensar no carnaval. Você, que já não desce como água e me faz questionar se tenho sede de quê? Você, que me aproxima do perigo, ajudando (sim, ainda ajudando, querida terceira) a conviver com os riscos de maneira natural, respeitosa, quase saudável”, cita ele em alguns versos desse poema.

Vaquero enfatiza que seu livro é, acima de tudo, um alerta sobre o poder de escolha que todas as pessoas têm a cada momento da vida. “Heresia é escolha, é opção. Pró-heresia é questionar doutrinações, é duvidar de supostas receitas certeiras, é buscar romper um ciclo de repetição de padrões”, explica.

Em algumas passagens do livro, ele aborda o próprio processo criativo durante a escrita tanto de prosa como de poesias. De acordo com o autor, muitas vezes o impulso vem na madrugada ao despertar de sonhos e pesadelos. “Naqueles devaneios surgem ideias, caminhos a seguir, possibilidades que normalmente eu não consigo enxergar durante o dia. Procuro anotar o que for possível para não esquecer. Na manhã seguinte, aprimoro a redação e tento aplicar alguns dos meus sonhos à própria rotina. A felicidade muitas vezes também é uma escolha, uma opção”, aponta.

Foi do hábito de escrever na madrugada que o autor diz ter resgatado o amor próprio. Transferindo as dores e as desilusões para o papel, ele revela buscar forças para suportar a tristeza e os momentos de vazio existencial. “Vou organizando meus sentimentos nessas quimeras, fazendo curativos na alma”, relata. Além de Pró-heresia, Vaquero já publicou o livro infantil O time da garotada (Ninho da Palavra, 2022) e o livro-reportagem Como Viver 100 Anos (Editora Europa, 2015).

Salada de Letras

O projeto literário itinerante, idealizado e realizado pelo poeta Nathan Kacowicz, percorre a capital do país, levando ao público os mais variados títulos de livros – escritos por autores nascidos ou radicados em Brasília. Atualmente, a Salada está em quatro pontos fixos, em feiras livres da cidade: feira da 110 Norte (às terças), da 206 Sul (quartas), 404 Norte (aos sábados) e 110 Noroeste (domingos). Além da venda dos livros, o projeto promove contações de histórias infantis, lançamentos e a interação entre leitores e autores.

Serviço

Lançamento de Pró-heresia, de Rogério Felipelli Vaquero
Dia 24 de setembro, a partir das 11h, na Feira Livre do Noroeste
SQNW 110, na Barraca do Vinho

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *