Publicitário e jornalista de formação, Mário Milani usa essa base para se dedicar ao marketing político – em 1989, ocasião da primeira eleição presidencial pós-ditadura, criou um gesto que é amplamente conhecido no país: o “L”, de Lula, feito com o indicador e o polegar dispostos de modo a criar a primeira letra do nome do candidato à presidência em 2022. A trajetória do autor, no entanto, começa antes – bem cedo, aliás, quando ele tinha 15 anos e escrevia para o Jornal de Loanda. De lá para cá, além de ter sido bem-sucedido em inúmeras campanhas políticas, para diferentes partidos, passou pelos principais veículos de comunicação do Paraná. Além disso, criou e esteve à frente de muitas publicações – com destaque para a revista Bem Público, que apresentou uma infinidade de propostas práticas para o exercício da cidadania nos mais diversos setores. Mantém o Theatro di Música, um espaço dedicado à produção de eventos culturais, e tem o costume de dizer uma frase antes de fazer a “mágica” acontecer: “O negócio é o seguinte, bicho…”.
A voz do gesto – Mário Milani
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A voz do gesto, de Mário Milani
O gestual não verbal “L”, de Lula, foi idealizado pelo jornalista Mário Milani, em 1989, para primeira eleição presidencial no Brasil pós-ditadura militar – esse é o tema principal do livro A voz do gesto, um estudo descritivo de base bibliográfica, com depoimentos de pessoas que estavam presentes à época e um texto do próprio Lula. A ideia inicial de Milani era fazer propaganda custo zero. Depois de décadas, o símbolo-cumprimento viralizou nas principais redes sociais como manifestação de apoio ao político. É uma declaração silenciosa, sem alarde, que transmite sentimento, desejo. O gestual não verbal utiliza mãos e dedos, posicionando o indicador e polegar na forma da letra “L” – ângulo de 90°, como meio de apoio ao candidato à presidência Luiz Inácio Lula da Silva.
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Formato: 16×23
Preço: R$ 59,70
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