Search

ATARAXIA – Mauro Pommer

Código 9786589624585 Categorias , , , ,

SINOPSE

ATARAXIA constitui um estado de paz e felicidade, próprio a quem não se deixa perturbar pelas paixões ou atribulações da vida. O medicamento experimental Atarax — desenvolvido por uma multinacional farmacêutica —, promete induzir a tal estado, e se encontra em sua fase de testes com humanos voluntários. Porém, os efeitos colaterais se revelam maiores que os pretendidos benefícios, criando um grupo de adictos assombrados por seus fantasmas interiores e obcecados por dinheiro vivo, única “substância” capaz de fazê-los recuperarem a quietude. A organização desses usuários lesionados em uma espécie de seita aparece como passo natural e inevitável, para que uma versão banida e perigosa da droga possa continuar circulando. E isso não se dá sem recurso ao banditismo e ao risco pessoal.  

Crônica de resistência por um lado, alegoria dos impasses brasileiros por outro, esse proto-filme inspirado nos clássicos do expressionismo alemão (a Alemanha durante a ascensão do nazismo e nosso quadro atual têm estranhas ressonâncias) é narrado no formato de um roteiro cinematográfico, com a aspereza e a objetividade capazes de imergir o leitor no perturbador imaginário de um país sempre em transe, acossado por sua elite sanguinária e destituída de qualquer empatia.   

Sobre este livro

Esta estória retrata, através de uma alegoria, certos aspectos inescapáveis de nosso duro cotidiano atual — a falta de rumo claro para a vida, a obsessão pela própria materialidade das cédulas de dinheiro como valor insuperável, a naturalidade com que tantas pessoas se rendem às seitas —, pero sin perder la ternura jamás pela humanidade das personagens, com suas contradições, fragilidades, e seu eventual heroísmo.  Personagens que, longe de aceitar serem títeres nas mãos dos manipuladores, lutam para impor-se como indivíduos donos de seus destinos, mesmo de modo equivocado.  

Tal narrativa, inevitavelmente, leva-nos a evocar políticos de diferentes partidos, flagrados em casa ou no aeroporto com dinheiro na cueca; assim como os 51 milhões de reais guardados em várias malas carregadas  de  dinheiro vivo, estocadas no apartamento de um ex-deputado baiano e, então, ministro de Estado, obrigado a movimentá-las frequentemente para as notas tomarem sol e não mofarem. 

Nosso país tem, em seu projeto imaginário, a desmesurada ambição por uma vida em eterna paz, porém, sob o constante risco de se tombar na “paz eterna”. Com isso, o gozo da vida cotidiana e uma desenfreada pulsão de morte misturam-se aqui em igual medida. Os acontecimentos locais das últimas décadas permitiram escancarar (para quem preferia não ver) a perturbadora violência em que se move o dia-a-dia do brasileiro. Talvez, o único ganho decorrente desse desnudamento da falta de caráter presente em tantos psicopatas, transitando com afetada galhardia pela vida pública brasileira, seja a nova luz lançada sobre seus covis vampirescos.  

A problemática convivência entre a luminosidade tropical e a obscura alma dos sugadores do sangue da nação coloca-se como tema central nesta obra. Convenientemente situada em Curitiba, terra da operação Lava-Jato, a presente estória expõe algumas das entranhas desse contínuo experimento chamado Brasil.  

 LEIA MAIS 

ISBN: 9786589624585

Número de páginas: 88

Formato: 15X21 cm

R$ 39,70 R$ 19,85

Sobre o autor

Mauro Pommer é radicado em Florianópolis há 35 anos, onde lecionou Cinema e Audiovisual na UFSC, e atualmente se dedica à literatura. Graduado em Jornalismo pela PUC-MG, mestre em Filosofia pela UFMG, doutor em Cinema pela Université de Paris 1 Panthéon-Sorbonne, com pós-doutorados na mesma área pela University of California, Los Angeles e pela Université de Paris 3 Sorbonne NouvellePublicou em 1991 O tempo mágico em Jorge Luís Borges pela Edufsc, já esgotado e cerca de quatro dúzias de textos sobre cinema, entre capítulos de livros, artigos em revistas e jornais. Sua tese de doutorado, La question du point de vue dans le récit cinématographique, foi editada pela Presses Universitaires du Septentrionde Lille, França, em 1997. Começou sua carreira em comunicação como jornalista na área de informática e atuou na Rede Globo de Televisão no início dos anos 1980. Participou como realizador ou orientador na produção de mais de uma centena de filmes e vídeos, de curta e de média-metragem, em diferentes suportes, desde o Super-8, o 16 mm e o 35 mm, e as diversas tecnologias de vídeo analógico e digital.