Na coluna anterior, destacamos a prosa da escritora Conceição Evaristo, com o conto “Olhos d’água”. Hoje trazemos aqui o poema “A menina e a pipa-borboleta”, do livro Poemas da recordação e outros movimentos (2021).
Tanto a prosa quanto a poesia de Conceição Evaristo possuem como princípio a expressão do olhar da mulher negra, inserida numa sociedade racista, ainda com traços de caráter escravocrata e colonial. A Literatura de Evaristo envereda pelos caminhos da memória, produzindo uma escrita de denúncia e de resistência, especialmente no que se refere à questão da violência sofrida pelas mulheres negras.
Em “A menina e a pipa-borboleta”, a criança que desfrutava de um momento de diversão e alegria, repentinamente experimenta uma situação de violência bruta, o que é um exemplo desse contexto cruel e perverso.
A menina e a pipa-borboleta
A menina da pipa
Ganha a bola da vez
E quando a sua íntima
Pele, macia seda, brincava
No céu descoberto da rua,
Um barbante áspero,
Másculo cerol, cruel
Rompeu a tênue linha
Da pipa-borboleta da menina.
E quando o papel, seda esgarçada,
Da menina estilhaçou-se
Entre as pedras da calçada,
A menina rolou
Entre a dor e o abandono.
E depois, sempre dilacerada,
A menina expulsou de si
Uma boneca ensanguentada
Que afundou num banheiro
Público qualquer (EVARISTO, 2021).
Quando lemos o título do poema, logo nos remetemos à imagem de uma menina que, usufruindo de um espaço lúdico de descontração e de liberdade, assim permanecerá, uma vez que brincar constitui um direito fundamental de qualquer criança, ou pelo menos dessa forma deveria ser.
Entretanto, a partir do sexto verso da primeira estrofe, é utilizada uma metáfora impetuosa para retratar um ato covarde e monstruoso: “um barbante áspero,/ másculo cerol, cruel/ rompeu a tênue linha/ da pipa-borboleta da menina”. Nesse momento, a menina sofre uma violência sexual. Na segunda estrofe, temos a representação de todo o sofrimento da criança que se vê só e desprotegida, como imaginamos que deva ser o padecimento de alguém que seja vítima de tamanha brutalidade: “entre as pedras da calçada/ a menina rolou/ entre a dor e o abandono”. No fechamento do poema, essa menina que agora se tornou uma mulher por meio de um ato rude e desumano, sente uma angústia profunda que a acompanhará por muito tempo ou até mesmo pelo resto da vida. “E depois, sempre dilacerada”. A seguir, nesse contexto de dor, lança-se mão de outra metáfora. Emerge uma temática cuja discussão ainda é tabu na sociedade brasileira: o aborto. Não fica claro para o leitor se o aborto foi provocado ou não: “a menina expulsou de si/ uma boneca ensanguentada/ que afundou num banheiro/ público qualquer”. Um feto que era fruto de um estupro, foi abortado pela menina, e, pelo o que se pode inferir, essa gravidez não era desejada por ela. A título de esclarecimento (já que discorrer sobre o tema não é objetivo desta coluna hoje), é importante observar que a prática do aborto no país sempre existiu, segundo a pesquisadora e historiadora Mary Del Priore (1993): “Textos de cronistas e médicos entre os séculos XVI e XVIII já comentavam o fato”. “Ao tentar livrar-se do fruto indesejado, as mães acabavam por matar-se. O consumo de chás e poções abortivas acabava por envenená-las”. Ou seja, as mulheres corriam grave risco de morte, como as mulheres pobres de hoje. Outro ponto relevante a elucidar é que a população negra feminina é a mais atingida por vários tipos de violência, como declarou a defensora pública do Rio de Janeiro, Flávia Nascimento ao Patrícia Galvão Podcast, do Instituto Patrícia Galvão, cuja fonte é o dossiê Mulheres negras e justiça reprodutiva, da organização Criola (2020/2021): “Não tenho dúvida de que as mulheres negras, pretas e pardas, são as mais afetadas por conta do racismo estrutural. As violências mais graves, dentre elas o estupro, as violências sexuais, o feminicídio e o homicídio são praticados contra elas. Este grupo é o mais vitimizado. Os dados mostram que as mulheres negras não acessam as políticas públicas de bem-estar social, têm menos acesso à informação e que provavelmente vão ter mais medo de buscar as instituições da segurança pública, do sistema de justiça, para ver garantido um direito, quando esse direito é violado”.
A temática da violência sexual contra as mulheres negras no Brasil nos remete à questão da escravidão no país que perdurou por mais de três séculos e especialmente ao problema das mulheres escravizadas que eram obrigadas a trabalhar dentro e fora da casa grande, além de “servir sexualmente” aos seus “senhores”. Na sociedade atual, a situação também é muito grave se levarmos em conta que as mulheres negras são as mais vulneráveis a situações de opressão e de violência, como ressaltou a defensora pública.
É nesse contexto que a obra de Evaristo vem dar voz às mulheres negras e também às meninas, vítimas ainda mais fragilizadas, por meio de uma escrita da memória, como nos versos do poema “A noite não adormece nos olhos das mulheres”, dedicado à historiadora e ativista negra Beatriz Nascimento, vítima do feminicídio. “A noite não adormece/ nos olhos das mulheres,/ a lua fêmea, semelhante nossa,/ em vigília atenta vigia/ a nossa memória”. Diante do dramático problema do processo de apagamento da memória do povo negro, sobre o qual falamos na coluna anterior, a escrita de Evaristo ecoa como um clamor de resiliência.
Para finalizar, salientamos que, no poema “A menina e a pipa-borboleta”, o eu poético está imbuído de uma clara consciência de seu papel histórico na sociedade onde vive. A escrita da autora é moldada por uma potência que se constrói no equilíbrio entre o lirismo e a força bruta, com a qual as mulheres negras são forçadas a lidar, num pais tão racista e violento como o nosso. Como destaca o professor e pesquisador Eduardo de Assis Duarte (2007): “Os versos enfatizam a necessidade do eu poético de falar por si e pelos seus. Esse sujeito de enunciação, ao mesmo tempo individual e coletivo, caracteriza os escritos de Conceição Evaristo”. A obra de Evaristo trava uma luta incansável no empenho de não permitir o apagamento da memória do povo negro, além de não se curvar diante do domínio da opressão e do racismo.
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Ana Maria Abrahão dos Santos Oliveira é doutora em Estudos de Literatura (UFF) e autora de Graciliano Ramos: a melancolia e as ironias da memória (Kotter Editorial, 2022).
Respostas de 22
Maravilhosa esta coluna! Bom ter pessoas cultas envolvidas na causa do enfrentamento das questões raciais no Brasil!…especialmente quando esse olhar vem do e exercício de empatia do escritor! Parabéns!!!
Obrigada, querida! Conceição Evaristo é uma das maiores escritoras brasileiras da atualidade.
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