Os Primeiros Acordes da Canção Fatal, “O título é deveras apropriado: este livro é verdadeiramente uma canção que canta com uma trilha sonora, ou uma trilha sonora com enredo, se preferirem. E com vampiros”.
Alfredo Rubinato Rodrigues de Sousa
Alfredo Rubinato Rodrigues de Sousa nasceu em Recife no dia 20 de novembro de 1971. Mudou-se para o Rio de Janeiro antes de completar seu primeiro aniversário, cidade em que reside desde então. É neto do célebre compositor popular paulista Adoniran Barbosa. Graduado em Comunicação Social e Filosofia, pós-graduado em Relações Internacionais, dedica-se atualmente à tradução. Mantém um blog desde 2001, espaço onde divulga sua produção ensaística (filosofia; estudos literários; análise política; crítica musical e cinematográfica, etc.) bem como alguns textos de prosa poética e um epistolário fictício. Em matéria de literatura, tem como referências basilares figuras como Paul Valéry, S.T. Coleridge, J.L. Borges, W.B. Yeats, Edmund Spenser, Novalis, entre outros. Sua primeira experiência no gênero ‘Romance’ é o livro Os Primeiros Acordes da Canção Fatal, escrito em coautoria com Gabriel Rodriguez.
Gabriel Rodriguez
Gabriel Rodriguez nasceu em Limeira, município situado na região leste do estado de São Paulo, no dia 22 de junho de 1991. Concluiu em 2019 um MBA em gestão de pessoas, mas suas grandes paixões são a literatura e a História, tendo já escrito alguns contos e, agora, em coautoria com Alfredo RR de Sousa, o romance Os Primeiros Acordes da Canção Fatal (com quem também coescreveu um relato de horror – O Monstro, entre outras obras ainda inéditas). Suas preferências literárias recaem, sobretudo, no campo da ficção fantástica, com destaque para autores como E.A. Poe, H.P. Lovecraft, Milorad Pavic, Dino Buzzati, etc. É também grande entusiasta da poesia de Baudelaire e T.S Eliot; do cinema expressionista alemão (bem como de outros filmes clássicos do cinema de horror); e de música de vanguarda em geral (popular e erudita). Recentemente criou um blog, onde pretende escrever sobre diversos temas.
Nicollas –
Apesar de a “literatura fantástica” ser uma categoria que visito com pouca frequência – e esta se torna ainda mais rara quando o assunto envolve vampiros –, “Os primeiros acordes da canção fatal” foi um livro que devorei com prazer em poucos dias. Sua trama é ágil, bem humorada, deliciosamente burlesca e presta grandes homenagens não só aos cânones literários do gênero, mas especialmente à cena gótica e post-punk da Inglaterra dos anos 80, onde a história é ambientada em sua maior parte. Recomend0.
Elzira Cerqueira –
Repleto de clichês, esse livro mostra o porquê da literatura fantástica brasileira permanecer sempre à margem, como um gênero quase marginal no Brasil A propósito, e a ata da UFRJ?
Elzira Cerqueira –
Repleto de clichês, esse livro mostra o porquê da literatura fantástica brasileira permanecer sempre à margem, como um gênero quase marginal no Brasil A propósito, e a ata da UFRJ?