Assim como o artista evocado no título dessa seleta de poemas – Gauguin decide partir -, o poeta Geraldo Oliveira Neto está em busca da expressão mais apropriada ao seu imaginário.
Entretanto, a busca aqui não é uma tentativa de criar novas linhas e cores, o que G. O. Neto reivindica em seu caminho é a possibilidade de enxergar para além do que está sendo visto. Almeja-se uma verdade íntima, capturada na banalidade do cotidiano, capaz de revelar-se através de si e do outro.
Com a habilidade de um contador de histórias, o poeta caminha em direção ao outro e “aos poucos / justifica / repentina / a revoada de pássaros”. Há um outro, protagonista, que é observado pelo poeta-narrador – por vezes, nos confundimos com ele.
É na capacidade de captura dos detalhes cotidianos - ”imagine um quase / silêncio / pós-coito / olhe com atenção / para as bolhas / que se formam / ao despejar o café” - que beleza se faz presente. Este, talvez, seja um livro de poemas encantado em narrativas, uma ilha de palavras seletas cercada por imagens infinitas. “Este não é um livro / e mesmo que assim fosse / também não pagaria as contas”, o poeta contesta.
Tenho a sensação que o poeta me escapa, em cada página, na leitura e releitura de seus versos: “estrelas do norte / confirmam a distância / que nos percorre / agora sem tanta pressa / consigo tocar seu nome”. O poeta permite a entrada de tudo que não é afeto, pelas frestas poema, sem excessos emocionais. E, conforme caminha, constrói seu percurso, fortalecendo o senso de alteridade, com olhar crítico “entre absurdos, gêneros / e prateleiras repletas / de viciosas virtudes”.
Para adentrar no universo de Geraldo Oliveira Neto é necessário “manter certa distância”, assim é mais fácil perceber as mudanças e os possíveis caminhos ofertados para quem o acompanha.
Ramon Nunes Mello
Inverno 2019
ISBN: 978-65-80103-35-5
70 pág.
R$ 39,70 R$ 27,79
Geraldo Oliveira Neto
Geraldo Oliveira Neto é mineiro, natural de Araxá, 35 anos. Teve os livros “Escapismo” (2016) e “Sincericídios” (2018) ambos publicados pela Editora 7Letras. Sua poesia é calcada no som das palavras, sobretudo nas repetições voluntárias, nas aliterações & nos jogos de desmonte & remodelagem, parte do princípio básico, a palavra, ou as palavras. Em sua obra é recorrente o diálogo com a estética e poética escapista.