“ (…) O livro de Eduardo Borges não é apenas uma introdução concisa, erudita, bem fundamentada e talentosamente redigida ao estudo da história do Brasil republicano, é também uma chave interpretativa de grande utilidade para a compreensão dos dilemas políticos vividos no momento presente e um convite irrecusável ao questionamento e ao debate em tempos de declínio do pensamento e crepúsculo da razão.”
Muniz G. Ferreira –
Universidade Federal Rural
do Rio de Janeiro (UFRRJ)
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No ensaio que o leitor tem em mãos, o historiador Eduardo Borges discute como o golpe de Estado assumiu o caráter de método das elites nacionais, na perspectiva da construção de uma democracia restrita e limitadora da cidadania. Assim, devido à natureza da obra, à amplitude e à extensão temática, o autor assumiu riscos, que instigarão questionamentos dos seus leitores. A noção de golpe seria aplicável a todos os processos analisados? Elencar como golpes os impedimentos do Presidente Collor e da Presidenta Dilma não dificultaria a percepção das singularidades dos processos analisados?
A meu ver, o grande mérito da obra é contribuir para o esforço de compreensão da história imediata do Brasil, marcada pela pandemia de COVID-19, pelo retorno da fome e da miséria ao cotidiano de milhões e por uma crise política que invoca os fantasmas da última ditadura. Ademais, o ensaio também sugere que não basta constatar que o Estado Democrático de Direito pode ser golpeado. É imperioso reagir e elaborar projetos alternativos ao autoritarismo e ao elitismo.
Raimundo Nonato Pereira Moreira –
Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
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ISBN: 978-65-5361-048-4
Formato: 16X23 cm
Total de páginas: 256
R$ 84,70 R$ 59,29
Eduardo Borges é doutor e mestre em História Social, graduado em História, professor adjunto de História no Departamento de Educação/Campus XIV da Universidade do Estado da Bahia (Uneb). Desenvolve pesquisas e estudos na área de História Política com ênfase em História do Pensamento Político e Estratégias de Mobilidade Social e do Exercício de Poder das Elites Brasileiras. Como professor, atua principalmente nas áreas de História da Europa Moderna e História da América Portuguesa.