“Leitura para todos os públicos, Feliz Encontro retrata duas histórias de época. No início do século XX, na Zona da Mata Pernambucana, vemos o desenrolar em um canavial de uma trama onde os personagens vivem intensas histórias de opressões e injustiças sociais, amor, ódio e conflitos psicológicos. A narrativa desenvolve-se entrelaçada com a cultura, a geografia e os costumes da época, o que nos deixa a sensação de termos viajado no tempo. Alternando com a trama passada nas décadas de sessenta e setenta em Recife, a autora nos presenteia com relatos poéticos e intensos que não nos deixam desprender de suas páginas.
Escrevendo com sensibilidade e delicadeza, o primeiro romance de Adriana Gomes, psicóloga e professora, nos oferece momentos de ternura e delicadeza, tensão e arrebatamento.
Palavras desprendem-se de seu sentido literal e dicionarizado e tomam vida e voz ao longo da obra.
Separados pelo espaço – tempo distintos, momentos históricos e posições sociais, percebe-se o mesmo fio condutor que faz com que as histórias de Laura e Rosileia se encontrem.
Os dilemas humanos são sempre atemporais e universais, mas vividos de forma pessoal e única por cada um.
Lutam por liberdade e dignidade e assim reconstroem suas vidas.
A superação se faz presente ao longo da narrativa. Os personagens se erguem, se reconstroem em meio aos sofrimentos, violências, indiferença e falta de amor.
Como diz Laura:
“A gente tem que se fazer por si mesmo”.
Laudiceia Fagundes,
psicóloga, Secretaria Municipal
de Educação do Rio de janeiro.
***
“Feliz Encontro é uma estreia encantadora, arrebatadoramente sensível e imersiva que fala de amor, de desafios e resiliência. Entre Laura e Rosileia, somos transportados para cantos de Pernambuco, convidados a sentir o sabor das frutas, o vento quente do verão e o som das ondas quebrando no mar. A tocante história é contada à duas vozes: duas mulheres de diferentes origens, em momentos distintos, unidas pelas palavras cuidadosas e apaixonantes da autora. Feliz Encontro é uma história sobre afetos, amadurecimento e encontros que transformam.
Adriana Gomes escreve com sinceridade e carinho, sua habilidade com as palavras e a paixão pelos personagens é palpável e torna a leitura irresistível. O romance nos faz sentir e nos guia para dentro de nós mesmos, trazendo à tona lembranças e sensações. É uma história que pede para ser devorada e os aprendizados de Laura e Rosileia, incorporados por todos. Ao final fica claro, Feliz Encontro é uma história de amor, mas também uma história sobre vidas e sobre se permitir viver.”
Maria Clara Moreira de Souza,
psicóloga
***
inverno de 2022
ISBN 9786553610859
266 páginas
Formato 16X23
R$ 84,70 R$ 59,29
A autora – ADRIANA DE ANDRADE GOMES – é psicóloga e doutora em Educação pela PUC-Rio e trabalha desde 2005 como professora de Psicologia na Fundação Osório, onde entrou através de um concurso público. Na Fundação, divide o seu tempo com atendimentos a adolescentes e a docência. Atuou também como professora nas universidades Gama Filho e Estácio de Sá. Trabalhou ainda muitos anos com meninos e adolescentes em situação emergencial na Associação Beneficente São Martinho e na Secretaria Municipal de Educação no município de Duque de Caxias, Rio de Janeiro.
Este é seu primeiro romance.
A autora reside no Município do Rio de Janeiro.