Este é um livro que busca o resgate histórico, mas a reflexão sobre os descaminhos do ferroviarismo no Brasil é sempre necessária, a temos feito em vários outros livros e na imprensa. A imagem que se segue é um trabalho do grande cartunista Paulo Caruso, que gentilmente cedeu a imagem e a letra de sua música, feita em tempos de governo Sarney, que mostra que as coisas não têm mudado muito em Pindorama nas últimas décadas. Sarney deu início à construção da norte-sul, um projeto que há muito estava engavetado, algo meritório, contudo, já a primeira licitação estava viciada. A Folha de São Paulo publicou com antecipação o resultado do leilão, mostrando tratar-se de um jogo de cartas marcadas. Pois nem isso foi capaz de derrubar o leilão, e a locomotiva da obra seguiu seu curso. Esse trabalho de Caruso foi feito e inspirado neste contexto.
***
Tive a Oportunidade de conhecer o professor José Manuel em 2016 quando estávamos finalizando as tratativas para a realização da Semana de Tecnologia Metroferroviária da AEAMESP no campus da UNIP — Paraíso. Uma pessoa apaixonada pelos trilhos, de personalidade forte e que deixa bem claro suas convicções — sempre pronto a lutar em prol do nosso desenvolvimento ferroviário.
Este livro que ora prefacio possui a escassa virtude da síntese. Contrariando estes nossos tempos de palavrórios verborrágicos, este livro, de agradável leitura e em rápidas pinceladas, leva o leitor a uma compreensão abrangente do que foi a história ferroviária de nosso Estado de São Paulo, tão marcada pela cultura cafeeira.
Boa leitura!
Eng. Pedro Machado
Presidente da Associação de Engenheiros e Arquitetos de
Metrô — AEAMESP.
***
ISBN 9788568432751
14X21
96 páginas
2018
R$ 44,70 R$ 31,29
José Manoel tem formação ampla e sólida, é Engenheiro Civil, Jornalista, Advogado, especialista em seis áreas diferentes, todas ligadas ao meio ambiente, Mestre e Doutor, para resumir, em Engenharia Ambiental. Seu Doutorado é específicamente ligado á questão dos trens, principalmente pelo ponto de vista ecológico e econômico.
Mantenedor da ONG SOS-Planeta há vários anos, em 2013 fundou e passou a manter também a ONG FerroFrente que, sob sua presidência, tem tido ações em várias frentes, desde palestras universitárias, divulgação do tema na Internet, criação e publicação de vídeos de conscientização, reuniões com a área governamental.
Autor dos livros Despoluindo sobre Trilhos (2013); Ferrovias (2016), Histórias das Ferrovias Paulistas (2018), História das Ferrovias – Madeira-Mamoré (2017) Ferrovia Essencial (2019); Um Brasil Sob os Trilhos (2015); Engenharia em Chamas (2021); Trem do meu destino (2022); Tudo Dominado (2023)