por Francisco C. Duarte
Cabana decorada em estilo açoriano, com jeito de casa de campo.
Nela, há 2 banheiros e cozinha assinados por arquiteto renomado (há quem diga que são os melhores lugares do espaço), móveis, eletrodomésticos, louça e roupa de cama, tudo que se precisa para apenas chegar e morar. Chegue e encontre a lenha já cortada e empilhada embaixo do fogão!
Para os dispositivos e ruídos do mundo contemporâneo não há lugar, pois aqui valorizam-se coisas que existem faz tempo: na estante, clássicos da literatura dividem morada com livros raros ou já esgotados; na adega, repousam ótimos vinhos, aguardando ser apreciados a preço de custo; não existe TV, mas a vista total para o morro do Lampião e a vista parcial do mar ao longe sustentam os olhos e livram o corpo de todo o mal do entretenimento vazio.
Também não há gadgets e fios, cabos, conectores para aparelhos móveis. Nada de conexão wi-fi, nada de spotify. Alok aqui não é possível de ouvir. Enquanto aqui residir, ocupe-se de rien, como diz Claude Debussy.
Nos meses de maio a junho, é aberta a temporada de pesca da tainha, cujo modo de preparo preferido é recheada de ovas ao forno, uma iguaria.
A cabana está a 1 km do Caapora Culturas, que serve comida vegetariana, e a poucos metros do restaurante de comida macrobiótica Ponto Natural (aberto 3 vezes na semana); a 1 km da Associação de Sagres, do shopping Multi Rio Tavares e da PousArte.
Intervenções artísticas, jardinagem e paisagismo com plantas ornamentais e medicinais e outras práticas relacionadas podem servir de permuta para a sua hospedagem. E seu animal de estimação também será muito bem-vindo.
Como se vê, o lugar é ideal para pessoas que respeitam e se interessam por cultura poupular, pela identidade nativa e a natureza local. Então, se você não se deixa levar pela correnteza sobre um simples pedaço de madeira e sabe apreciar os encantos da lua e das estrelas, venha!
Mas se você for da ordem evangélica, cabe o aviso: a atmosfera é bruxólica. Nas noites de lua cheia, podem-se ver varrouras montadas por bruxas flutuando pelo céu.
*Francisco c Duarte e Maria Rosiane lhes dão boas-vindas e desejam uma feliz estadia!
*Illustration by Lauren Weinstein