Baile de máscaras: Odiário da peste continua a experiência crítica através da expressão poética de pensar o momento presente que se vive e o país, contra o estado de coisas a que estamos submetidos. Sincronicamente, essa reflexão se situa nos dois anos da pandemia de covid, 2020-2021, chegando até o primeiro semestre de 2022, compreendendo dois anos e meio do desgoverno do Recruta Zero, como ironiza o autor. Quanto a esse período, este livro se soma a In Fuck We Trust, de 2020, que contém poemas sobre o primeiro ano de desgoverno e a farsa da Lava Jato, antecedido, por sua vez, pelo livro Gambiarra – Uma pinguela para o futuro do pretérito (2018), que reflete sobre o golpe de estado aplicado em Dilma e o mandato tampax do golpista Temer, indo até a prisão de Lula. Reafirmando que o escritor está sempre na corda bamba sobre o abismo do enfrentamento, o autor reitera a ideia de antagonismo crítico, presente também em livros como Contrapoéticas (2020) e Espantalhos (2017), de ensaios, ou nos livros de poemas Os mortos na sala de jantar (2007), entre outros, investindo contra a prática de um lirismo metafísico que resta apenas condoído e compõe poemas que sugere “brincantes entre a ética e a dialética, afinados por uma antitética” que primam pela reflexão irônica ácida. Assim, de poema em poema, Demarchi passa pelo cenário de guerra e destruição em que está o país, descrevendo-o com senso de humor cortante com temas sugestivos como “Baile de máscaras opacas”, que ironiza tanto o comportamento dos brasileiros na pandemia quanto o mascaramento cínico da política instalada no país. “Velório plácido retumbante”, outro conjunto de poemas do livro, faz o registro do definhamento dos valores éticos e políticos, assim como “Odiário de notícias”, num outro viés, percorre uma espécie de noticiário dos acontecimentos mais aberradores; “Secreções do confinamento” registram os disparates individuados das pessoas submetidas à barbárie, assim como “Necrocracia burlesca” faz o desfile da mortandade como uma ideologia aplicada para a destruição em tom de espetáculo. A última parte do livro, “Féretro da mãe gentil”, encena o enterro simbólico de uma ideia de nação que está em execução no país. Ainda que se referindo ao momento presente, tão recente, a sensação, quando se lê, é de que tudo envelhece muito rápido e o tempo passou célere apesar do período tão curto em que foca. Assim, o leitor, além de rememorar o insólito, passa pelos poemas, agora não mais como um vivente do que se descreve, mas como um espectador desse espetáculo que tem sido a encenação da barbárie e da destruição de um país e do que ele poderia ter sido. É de se perguntar: onde estaria o otimismo do autor para superar essa desolação? Aparentemente encontramos apenas o ceticismo como modo operante e, se existe, está no fato de que continua escrevendo e publicando como uma forma de resistência e de luta, pois um dos poemas é incisivo em sua mensagem quanto ao que se pode esperar: “MENSAGEM À NAÇÃO – abandonai ó vós que aqui estais/ toda a esperança e seus vãos ais”. Resta ao leitor, enquanto as urnas não chegam, agir como se votasse reiteradamente lendo cada poema como um voto contra a barbárie.
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Baile de Máscaras – Odiário da Peste – Ademir Demarchi
ISBN 978-65-5361-120-7
Formato: 16X23 cm
148 páginas
R$ 49,70 R$ 34,79
Ademir Demarchi nasceu em Maringá-PR, em 7/4/1960 e reside em Santos-SP. Cursou doutorado em Literatura Brasileira na USP. Editou a revista BABEL, de poesia, crítica e tradução (9 edições de 2000 a 2018). Editou a revista Babel Poética (premiada em 1.º lugar pelo Programa Cultura e Pensamento 2009/2010 do Ministério da Cultura, que teve 6 edições em 2011-2013, com 10 mil exemplares em distribuição nacional). Edita o selo Sereia Ca(n)tadora, de livros artesanais, com 35 títulos publicados entre 2010-2022. É co-editor da revista Poetrishy, publicada em Bristol, na Inglaterra. Publicou, entre outros, os livros de poemas: Os mortos na sala de jantar (Realejo, 2007); Do Sereno que Enche o Ganges (Dulcineia Catadora, 2007); Pirão de Sereia, que reúne sua obra poética de 30 anos (Realejo, 2012); O amor é lindo (Patuá, 2016); Gambiarra – Uma pinguela para o futuro do pretérito (Urutau, 2018); Louvores gozosos (Olaria Cartonera, 2020); In Fuck We Trust (Urutau, 2020) e Cemitério da filosofia (Kotter, 2020). Reuniu crônicas publicadas durante oito anos em jornal no livro Siri na lata (Realejo, 2015) e publicou os livros de crítica Espantalhos (2017) e Contrapoéticas (2020, ambos pela Editora Nave). Organizou em dois volumes 101 Poetas – Antologia de experiências de escritas poéticas no Paraná do século XIX ao XX (Biblioteca Pública do Paraná, 2014). Vários dos seus livros foram publicados no Peru, Paraguai e México. Tem poemas em antologias e revistas publicadas na Espanha, Argentina, Estados Unidos e Inglaterra.