Sinopse
Um ponto que justifica uma nova edição da presente obra, num país que retrocede educacionalmente retomando práticas pedagógicas natimortas, é a importância ainda maior da filosofia (outra vez ameaçada por críticas infundadas que remontam aos anos 70, como se aponta também no corpo do livro) para a formação identitária de um indivíduo mais sábio e crítico dentro de um panorama humanitário emancipatório. É fundamental o encontro do indivíduo consigo mesmo e com sua aldeia por meio do conhecimento filosófico e científico produzido pela humanidade, num momento em que o sujeito está submetido à sociedade do espetáculo e do consumo e aos algoritmos da exploração econômica travestida de engajamento virtual de gostos e afinidades.
Sobre este livro
No anverso da tecnociência encontra-se aquilo que Guattari chamou de “sociedade maquínica”: uma sociedade na qual os indivíduos figuram como peças de engrenagem.
Viver numa sociedade maquínica significa viver numa sociedade descerebrada: como consumidores fruímos dos seus benefícios e usamos os bens que produz, mas não influímos em seus movimentos e suas escolhas. Ao mesmo tempo, ela não exige, do pensamento, mais do que o necessário ao desempenho de funções mecânicas. (…)
A escolha entre uma educação meramente técnica e uma educação crítica é modo pelo qual se faz presente, à reflexão de cada um de nós, a crise pós-moderna da humanidade. Precisamos decidir, perante nós mesmos e diante do futuro, se queremos renunciar, individual e coletivamente, a essa dimensão da vida humana, tanto ou mais essencial do que respirar: a dimensão do saber. E precisamos descobrir, entre a tecnociência e a filosofia, os mesmos espaços que se apresentam, dialeticamente, na oposição entre a moralidade e a moral.
É, esse, o cenário dramático em que se inscreve este oportuno livro do prof. Diego Monsalvo.
Sérgio Sérvulo da Cunha
Lançamento: inverno 2021
ISBN: 978658962448-6
Número de páginas: 152
R$ 49,70 R$ 34,79
Diego Almeida Monsalvo
Diego Monsalvo é formado em Filosofia, Especialista em magistério do ensino superior e Mestre em educação.
É professor, filósofo e poeta, não necessariamente nessa mesma ordem. Autor de artigos e livros nas áreas de educação, literatura, teologia e filosofia. Tem destaque suas obras Pensar a história com Nietzsche e Dissecando o líder – Pequeno ensaio sobre a liderança.
Participou da antologia Contos da Quarentena organizada pela Kotter.