Sobre este livro:
Este livro poderia ser lido, ligeiro, em uma sentada. Seria uma boa leitura, uma playlist, trilha sonora do que sempre tivemos de melhor, nosso produto interno bruto, nossa mais preciosa commodity. Não fosse o fato de que a sua radical brasilidade não combina com ligeirezas ou anglicismos.
Sabendo-se que traz o registro de aulas que – a partir de um Paraná embranquecido e furiosamente conservador – discutiram e cantaram o país a que chegáramos em 2019, já assolado pela peçonha política, na véspera da sanitária, passará a ser uma leitura fundamental.
Mas ainda não lhe teremos alcançado todas as camadas, enquanto não nos detivermos para compreender as grandes e benfazejas árvores sob as quais viceja, à moda de um faxinal, esta escola de Brasil.
Como mapa e bússola, eis a geografia subversiva de Milton Santos; como carta de intenções, a pedagogia revolucionária do italiano Lorenzo Milani. Chegar-se-á, assim, com o perdão da má mesóclise, às origens da vocação do coletivo que nos presenteia com este trabalho: “cantar as músicas políticas, em um canto de revolta, em um canto de trabalho, em um canto de utopia, em um canto de anúncio de projeto para o Brasil”.
Uma longa e vigorosa vida ao Centro de Formação Milton Santos-Lorenzo Milani e seus parceiros, vetores de um possível realinhamento da nossa mirada – que anda tão cabisbaixa e zarolha – na direção do horizonte.
Etel Frota
Poeta, letrista, roteirista, romancista. Jornalista bissexta.
Produtora e apresentadora de rádio.
Membro da Academia Paranaense de Letras.
****
Oito artigos de musicistas atuantes no Paraná, que evidenciam o entrelaçamento da música e política no Brasil, compõem este livro. A obra, portanto, é a expressão múltiplas mãos e vozes de contestações, manifestos, resgates e projetos.
Narrativas sobre a América Latina e os cantos-trabalhos, a construção do samba, as relações de gênero e as lutas das mulheres como compositoras e cantoras de samba, o nacionalismo nas canções brasileiras e a construção da identidade nacional, os festivais de canção, os tropicalistas e neotropicalistas, e a música na história política do Paraná são alguns destes capítulos condensados nesta arte coletiva.
Fruto do curso de “Música e política no Brasil”, projeto promovido pelo Centro de Formação Milton Santos-Lorenzo Milani, o livro traz diversas leituras, diferentes interpretações, coloridas abordagens.
Por isso, este é um material para desfrutar, exercitar as várias formas de compreensão e apreensão – pelos olhos e pelos ouvidos.
Longe de artigos acadêmicos, estamos diante do pensamento livre, produzido a partir da práxis que conjuga música e política.
Jonas Jorge da Silva
Naiara Andreoli Bittencourt
Ricardo Prestes Pazello
***
LEIA ESTE LIVRO GRATUITAMENTE CLICANDO NA IMAGEM ABAIXO:
Verão de 2022
ISBN: 978-65-5361-017-0
Total de páginas: 152
Formato: 15X21
R$ 59,70 R$ 41,79