Search

por Pedro Carrano

 

Com informações de Brasil de Fato e Brasil 247

Uma das principais pautas dos setores progressistas neste momento é a garantia de autonomia universitária. Bolsonaro busca intervir nas instituições federais.

No Pará, hoje, dia 13 de outubro, aconteceu ato pela nomeação de Emmanuel Tourinho a reitor da Universidade Federal do Pará (UFPA). O ato foi organizado pelo Instituto Silvia Lane, Conselho Regional de Psicologia-010 e pelo Movimento Nomeia Tourinho. Contou com a participação de mais de 100 entidades do Brasil e da América Latina.
Emmanuel Tourinho e Gilmar Silva foram reeleitos reitor e vice-reitor da UFPA no mês de junho com mais de 92% dos votos. Expirou o prazo de nomeação e o receio é a universidade também constar entre 14 instituições Federais em que os reitores foram definidos por Bolsonaro à revelia das eleições.

_________

 

 

Intervencionismo de um lado, perseguição contra Lula de outro. Por sua vez, informa o site Brasil 247, a Universidade Estadual de Alagoas (Uneal) informou, em nota na noite do dia 12 que recorrerá da decisão do juiz Carlos Bruno de Oliveira Ramos, da 4ª Vara Cível de Arapiraca (AL), após o magistrado anular o ato da instituição, que outorgou o título de doutor honoris causa ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva em 2017. A determinação atendeu a um pedido da candidata do PSDB à Câmara Municipal de Maceió Maria Tavares Ferro.

 

Pedro Carrano nasceu em São Paulo (SP), em 1980. Jornalista, militante político e pai da Clara. Tem livros de reportagem e poesia. “Meninos sem Matilha” é seu segundo volume de contos. 

Imagem 1, Fonte: Folha de São Paulo

Imagem 2, Fonte: Tansul

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *