A Kotter Editorial convida para o lançamento da biografia “Doutor Rosinha: uma vida, muitas lutas”, escrito por Sálvio Nienkötter e Valsui Júnior.
“Antes de se notabilizar pela atuação social e política, ou se destacar pela abundante barba e pelas camisas cor-de-rosa, Florisvaldo Fier crescia na roça em que nascera, entre Rolândia e Sabáudia, no interior do Paraná. Filho de Sebastião Basílio Fier e Uracy Sanches Fier, nasceu na condição de segundo neto paterno, porém foi o primeiro deles a sair da casa dos pais.
Anos mais tarde, quando já era formado em Medicina na capital paranaense, a ditadura militar começava a curva descendente que a destronou quando aquele rapaz franzino, de barba já espessa, na praça Afonso Botelho, mais conhecida como praça do Atlético, subiu ao palco para falar pela primeira vez ao público na greve dos metalúrgicos em Curitiba, ocorrida entre os dias 20 a 24 de novembro de 1979, um ano antes da fundação do Partidos dos Trabalhadores.
Rosinha pôs-se a falar em público pela primeira vez em sua vida em nome do Comitê de Solidariedade aos trabalhadores metalúrgicos em greve, criado um pouco antes desse episódio por conta das mobilizações. Entre falas trêmulas e balbucios, nascia o Rosinha como figura pública. Isso apenas do ponto de vista da carreira, uma vez que o ser com consciência política já se formara antes, nas conversas com os companheiros de moradia, nos debates políticos na Cinemateca, nas leituras, e na experiência do que vira e vivera viajando pelo país.”
A entrada é franca.
Respostas de 2
You actually make it appear so easy with your presentation but I to find this matter to be really something that I think I might by
no means understand. It sort of feels too complicated
and very broad for me. I am having a look forward on your
next publish, I will try to get the dangle of it!
Najlepsze escape roomy
Very interesting details you have noted, regards for posting.!