Search

A Kotter Editorial convida para o lançamento do livro “Mundo Mosaico: a estetização do mundo mosaico no Instagram”, de Manuela Salazar

O prefácio é da professora orientadora da autora da dissertação, pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal do Pernambuco (UFPE), Nina Velasco e Cruz. Confira um excerto:

“Um problema constante nas pesquisas em Comunicação que pretendem estudar os fenômenos do contemporâneo, especialmente tendo como objeto as redes sociais na internet, é a volatilidade com que esses se apresentam. Blogs, fotologs, Orkut, Flickr, Facebook, Youtube, Whatsapp, Snapchat, Instagram… Ao mesmo tempo em que impactam radicalmente as relações sociais mediadas em nossa sociedade, surgem e desaparecem com uma rapidez tal que coloca a obsolescência da crítica como um fato dado de antemão. No entanto, seria um engano pensar que essa tragédia anunciada seja suficiente para que renunciemos à tarefa de refletirmos sobre essas ferramentas (ou esses aparatos, para usar um termo flusseriano).

Nesse sentido, o presente livro nos traz um retrato e uma análise crítica de um desses fenômenos fugazes: o compartilhamento de imagens do cotidiano na plataforma Instagram. Mesmo que a plataforma esteja se mostrando razoavelmente consolidada, sem sinais de que vá desaparecer tão cedo, a presente pesquisa não se sustenta apenas por esse motivo. Não se trata, aqui, de descrever a especificidade do Instagram em sua configuração atual, mas sim de pensá-lo como sintoma de algumas características de nossa cultura contemporânea.

Foi por esse motivo que logo me interessei pelo projeto de dissertação de mestrado de Manuela Salazar, que se alinhava com a pesquisa que eu desenvolvia já há alguns anos sobre como o digital modifica a relação das imagens fotográficas com a memória.

Se a prática fotográfica vem se popularizando entre fotógrafos não profissionais há mais de um século, como anunciado pela Kodak em seu antológico slogan (“Você aperta o botão e nós fazemos o resto”), é evidente o aumento exponencial dos momentos considerados “fotografáveis” em nosso dia a dia. Na década de 1960, Bourdieu já se interessava pela “arte média” representada pela fotografia dos álbuns de família produzidos pelas classes assalariadas.

Passamos a perceber o mundo através do enquadramento da câmera, agora confundido com a própria tela que capta e armazena nosso olhar. Enxergamos beleza nos pequenos detalhes de nossa vida: na espuma de leite do café, nas folhas de outono caídas no chão, no pôr do sol no horizonte, na flor que abriu em nosso jardim… Como se não bastasse o fato de possuirmos em nossos milhares de registros imagéticos pessoais disponíveis a poucos toques de dedo, somos tomados por outra necessidade, essa sim mais típica do novo milênio: o compartilhamento de nossa sensibilidade. As redes sociais digitais passam a ser o lugar para a partilha desse sensível e milhares de imagens são compartilhadas por segundo, em um fluxo contínuo impossível de ser controlado. O Instagram, ao se anunciar inicialmente como uma plataforma exclusivamente de compartilhamento de imagens fotográficas (atualmente já recebe imagens em movimento), se torna um lugar privilegiado para se observar esse desejo contemporâneo.

É evidente que um objeto como o Instagram é inapreensível em sua totalidade. No entanto, há ‘algo’ que reconhecemos como uma ‘imagem estilo Instagram’. O que seria isso? O que torna uma cena ‘instagramável’? Por que somos impelidos a compartilhar certas imagens no Instagram e não outras?”

LANÇAMENTO — Mundo Mosaico, de Manuela Salazar
Data: 04 de setembro (terça-feira), a partir das 19h
Local: Bar Ornitorrinco (Rua Benjamin Constant, 400 | Centro | Curitiba/PR)

6 respostas

  1. Hello there! Do you know if they make any plugins
    to help with Search Engine Optimization? I’m trying
    to get my blog to rank for some targeted keywords
    but I’m not seeing very good gains. If you know of any
    please share. Thank you! You can read similar blog here: Ecommerce

  2. Hi! Do you know if they make any plugins to help with Search Engine Optimization? I’m trying to get my blog to rank for some targeted keywords but I’m not
    seeing very good gains. If you know of any please share.
    Thank you! You can read similar blog here: Scrapebox List

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *