Um sistema político que se arrasta nos EUA – 05 de novembro de 2020
por redação Kotter
O mundo apreensivo com as eleições estadunidenses.
Em um processo que de alguma forma revela as imperfeições da democracia estadunidense, até o fechamento da edição deste boletim a disputa entre o democrata e o republicano ainda estava em aberto.
Ao longo do dia, novamente Trump tomou atitudes que, noutros países, gerariam críticas e intervenções de organismos internacionais, quando afirmou que as apurações fossem interrompidas.
Trata-se do método de plantar na opinião pública a ideia de fraude no sistema, de que já haveria uma irregularidade que justifique colocar o resultado em suspeição. Já Biden pediu a contagem de “cada voto”.
Nos EUA não há um órgão nacional que centralize a apuração dos votos, com as informações sendo transmitidos pelos órgãos de imprensa.
Os resultados parciais indicam uma vantagem de Joe Biden até às 17h do dia 5, por 253 a 214. Porém, Trump ainda tem chance de vencer. Na manhã de hoje, seis estados ainda estão apurando seus votos, de acordo com a imprensa americana: Pensilvânia, Carolina do Norte, Geórgia, Nevada, Alasca e Arizona.
Pedro Carrano é o responsável pelo Boletim de Notícias da Kotter. Pedro nasceu em São Paulo (SP), em 1980. Jornalista, militante político e pai da Clara. Tem livros de reportagem e poesia. “Meninos sem Matilha” é seu segundo volume de contos.
Imagem, Fonte: UOL Notícias
Revisão: Daniel Osiecki