Por Aristides Lloyd Garrison
Ziraldo presente no Universo de Gaia
Não é a primeira vez que me apresento como uma personagem dentro de um universo semelhante ao de vocês, cuja narrativa se desenvolve por semelhanças e distinções que separam nossos mundos. O arcabouço das nossas vivências em Gaia provém, nas palavras de seu autor: “De uma ludicidade expressa por um quebra-cabeças, que tem como peças suas lembranças, paixões, leituras, vivências, emoções e a vida que me cercou. Neste sentido, meus livros são os quadros que estas peças formaram!”.
Foi em uma entrevista dada para o programa do YouTube “Viva a Literatura”, em 4 de dezembro de 2022, que foi citada pela primeira vez a referência dos quadrinhos da “Turma do Pererê” e “Almanaque do Pererê” que levaram ao desejo do autor em ter um Saci em Gaia. A influência das leituras de Ziraldo em sua infância precisava culminar em seus livros como um personagem completo e, desta forma, Soel tem seu amigo Saci!
O interessante é que, após perder a referência do querido Ziraldo, percebi o quanto o Saci de Gaia representa as leituras de infância de Jotan Gort, pois a personagem mescla, em várias intervenções em “A Espada da Morte”, personagens das obras citadas.
Assim, o Saci de Gaia, quando se dispõe a ser combativo, incorpora o a essência da onça Galileu, se tornando corajoso e bravo, disposto a lutar ao lado de Soel quando necessário. Como bom protetor dos amigos, também assume a personalidade de Geraldinho, o coelho travesso e imaturo, principalmente quando apronta com a Rosa. Também é Moacir, o jabuti mensageiro que alerta os amigos quando há perigo eminente, salvando Soel e Dandara na obra. Por fim, também há a face do Professor Nogueira, que foi sábio para restabelecer o ânimo de Soel em momentos que se faziam necessários.
Assim como o Pererê de Ziraldo, o redemoinho do Saci está presente sendo o registro de que até em Gaia Ziraldo será lembrado.
Obrigado, Grande Mestre Maluquinho!
Respostas de 7
Gratificante ter em sua obra a presença de nosso querido Ziraldo. Nosso mestre maluquinho está feliz!
Muito bacana a árvore genealógica do Saci na literatura fantástica (com duplo sentido) da Espada da Morte, cuja leitura me instigou pela crítica social, cultura mitológica e esportiva.
Cumprimentos pela crônica nos remetendo à criação por Ziraldo e a Jotan Gort de Alexandria.
Que venham os próximos volumes.
Muito bacana a árvore genealógica do Saci na literatura fantástica (com duplo sentido) da Espada da Morte, cuja leitura me instigou pela crítica social, cultura mitológica e esportiva.
Cumprimentos pela crônica nos remetendo à criação por Ziraldo e a Jotan Gort de Alexandria.
Assim como a “Espada da morte” nos remete à criatividade, o segundo livro já nos surpreende pela omenagem de quem nos encheu de alegria com seus personagens. Grande Ziraldo.
Parabéns Jotan Gort de Alexandria.
You actually make it seem so easy with your presentation but I to find this
topic to be actually one thing which I believe I might by no
means understand. It seems too complex and very huge for me.
I’m looking forward in your next put up, I’ll try to get the hang of it!
Escape roomy lista
I visited several blogs but the audio quality for audio songs existing at this site
is really fabulous.
I do trust all the ideas youve presented in your post They are really convincing and will definitely work Nonetheless the posts are too short for newbies May just you please lengthen them a bit from next time Thank you for the post