Search

Afinal de contas, o que diabos é esta terceira via de que tanto se fala? Os órgãos da grande mídia da casa-grande, empresários e formadores de opinião da direita sugerem que o interessante seria surgir uma terceira via para o processo eleitoral de 2022. O que é essa terceira via? É um homem, é uma mulher, é uma pessoa?

Esse pessoal afirma que a campanha está polarizada entre Bolsonaro e Lula e, por isso, precisamos achar uma terceira via. Para isso, desenterraram Marina Silva numa tentativa de achar a tal da terceira via. Estão tentando emplacar também o Ciro Gomes, mas quanto mais ele fala, mais ele derrete e mais eleitorado ele perde.

Isso acontece porque, na verdade, a terceira via não é uma coisa que está presa a uma pessoa, mas sim teria que abarcar um projeto econômico com programa para o Brasil.

O que está posto hoje é que de um lado há Bolsonaro e Paulo Guedes, com o projeto neoliberal de destruição de todas as conquistas sociais e do bem-estar social, que reflete a ganância da burguesia em cima do povo trabalhador. Por outro lado, há Lula com um programa de bem-estar social e de inclusão social, como nós já vivenciamos e sabemos como é.

Só estas duas vias estão colocadas e isto tem que ficar explícito ao eleitorado brasileiro. Como seria uma terceira via? Se esta tiver um projeto econômico neoliberal, então ela não é opção contra Bolsonaro, pois o objetivo é o mesmo. Se tiver um projeto de bem-estar social, então também não é oposição a Lula. A única opção restante é um projeto transgênico, metade neoliberal e metade bem-estar social, algo que não é possível.

Qual é o programa da terceira via? Não se pode falar em terceira via se não existe uma necessidade programática para sua existência. Para consolidar um programa, este precisa ser construído em cima de um discurso e de uma narrativa. Porém, não há narrativa para a terceira via.

Um empresário em entrevista ao jornal O Globo disse, recentemente, que os empresários estão fugindo de Bolsonaro e que, portanto, era necessário criar uma terceira via. Porém, se essa fosse uma necessidade real, esta opção já estaria posta na mesa com programa, definições, objetivos, discurso e narrativa.

A terceira via é pintada como um salvador que aparece para salvar o eleitorado, para que este não fique apenas entre Lula e Bolsonaro. Na verdade, a terceira via pretende salvar a casa grande. Isso só existe na cabeça desses empresários, da casa grande e da elite do atraso querendo salvar os salvados do incêndio.

Não tem para onde correr, não tem terceira via. Não surge uma terceira via porque não está claro quem seria esta pessoa e se ela traria algo de novo na política brasileira.

Hoje a política brasileira é muito clara, ou você apoia a continuidade do processo neoliberal, com Paulo Guedes destruindo a economia popular, ou você muda e volta a recuperar o processo democrático, a inclusão das camadas mais baixas, o fim da pobreza e o fim da fome. A terceira via vai propor o quê?

Portanto, não existe terceira via. Essa é uma forçação de barra para tentar tirar os dois da jogada e buscar um candidato de direita confiável para esses setores da burguesia. A terceira via é um papo que eles estão jogando pra ver se cola, sobretudo com a classe média.

Não há terceira vida de fato. O eleitorado já está bem definido: ou é Bolsonaro ou é Lula. Ou é direita ou é esquerda. É exclusão social ou inclusão social. Não há terceira via.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *