(por Eugênio Vinci de Moraes)
Recentemente narrei-lhes os feitos da cadela Aika e dos elefantes on the road chineses. E do galo delinquente de Ivaiporã. Contava assim ter esgotado o bestiário no mês de junho, mas aí a Arara-Canindé de Campo Grande, Mato Grosso do Sul, achou muito engraçado me botar cabreiro, subvertendo meus planos, e meter-se nesta crônica julina.
Mais sortuda que o galo do Paraná, a arara mato-grossense do sul não conheceu por dentro a cadeia verde-amarela. Pelo menos por enquanto. Saiba você, minha atenta leitora, meu distraído leitor, que a arguta araraúna resolveu visitar o terminal de ônibus Nova Bahia, da cidade do centro-oeste nacional, e, em segredo, fechar o registro de água daquele espaço público.
Esse hidroincidente, mistério dos mistérios, havia acontecido outras vezes e tornara-se um enigma para os pasmados servidores públicos locais. Lembre-se que a capital do Mato Grosso do Sul costuma içar suas temperaturas a picos de 30 graus e mais. Imagine o que significa topar com uma torneira seca nessa cidade.
Chamaram os agentes de trânsito da cidade para solucionarem o enigma. Certo, é um terminal de ônibus, mas desde quando falta d’água é problema de tráfego? Passou a ser, porém, pois foi um desses agentes quem flagrou a arara cancelando o fluxo hídrico. Com a glória de nosso tempo, o esmartefone, ele registrou a ação da finória Ara ararauna.
Muito se tem divergido sobre as razões da arara. O jornalista do G1 comprou a hipótese de que o bico da ave se guiou pela sede, ou seja, que o psitacídeo azul-amarelo torceu o registro pra saciar-se. Discordo. Pra mim, a engenhosa ave agiu objetivamente: cerrou a manopla da torneira para cortar o fluxo da água e sacanear os usuários e funcionários do terminal, impedindo-os de refrescarem-se. Não há mistério nessa história. Trata-se logicamente da lei de Talião. Mistérios são coisas do Oriente. Aqui, o bicho pega.
* A imagem que abre esta crônica foi extraída da página da editora Capivara, do livro “Martius” (https://editoracapivara.com.br/as-aves-brasileiras-sob-o-olhar-dos-pintores-viajantes/).
* O texto acolheu as preciosas sugestões de Sálvio Nienkotter.
Uma resposta
Hi there! Do you know if they make any plugins to
assist with SEO? I’m trying to get my blog to rank for some targeted keywords but I’m not seeing
very good success. If you know of any please share.
Thank you! I saw similar blog here: Wool product